Cirurgia refrativa a laser
Cirurgia Refrativa (Laser) é aquela que corrige erros de refração, ou seja, imperfeições que afetam a visão (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Atualmente, a moderna cirurgia refrativa é realizada através de um equipamento que emite um tipo específico de laser, o Excimer Laser. A correção da visão com laser é um procedimento cirúrgico seguro, realizado com anestesia tópica e que dura pouco minutos.
Através da cirurgia é possível corrigir:
- Miopia (dificuldade apenas para longe)
- Hipermetropia (dificuldade maior para perto e também para longe)
- Astigmatismo (dificuldade para perto e longe)
- Miopia e Astigmatismo
- Hipermetropia e Astigmatismo
Grau muito altos exigem uma avaliação criteriosa antes de operar. Existe uma limitação dependendo do grau (dioptria) e erro refrativo que o paciente apresenta. Por exemplo: um paciente com -15,00 graus de miopia não pode ser corrigido com este tipo de procedimento a Laser pois tornaria a córnea muito fina e sua visão não ficaria boa.
Além disso, outros critérios devem ser levados em consideração pelo seu médico antes da cirurgia. Avaliação de outras doenças oculares como olho seco, blefarite, conjuntivite crônica, glaucoma, catarata, alterações na retina e qualquer outra queixa oftalmológica deve ser valorizada antes do procedimento.
Atualmente existem 3 técnicas para cirurgia refrativa:
LASIK convencional
É realizado um finíssimo corte na córnea (FLAP) com uma lâmina acoplada a um aparelho chamado MICROCERÁTOMO, o corte tem aproximadamente 140 micra de espessura (1/5 da espessura da córnea).
Após o corte o FLAP é levantado para aplicação do laser que irá corrigir o grau; após a aplicação do laser o flap é novamente colocado no seu lugar de origem.
O grande risco deste procedimento está relacionado a problemas com o FLAP,
alguns pacientes coçam ou esfregam o olho no pós-operatório e isto pode fazer com que o flap saia do lugar antes da cicatrização. Caso isto ocorra pode ser necessário novo procedimento.
iLASIK (técnica MAIS MODERNA que o Lasik convencional)
É realizado um finíssimo corte na córnea (FLAP) com um LASER DE FEMTOSEGUNDO, o corte tem aproximadamante 120 micra de espessura e é extremamente PRECISO.
Após o corte, o FLAP é levantado para aplicação do laser que irá corrigir o grau; após a aplicação do laser o flap é novamente colocado no seu lugar de origem.
Comparado ao PRK a recuperação da visão é mais rápida e o pós-operatório praticamente indolor.
PRK (“sem cortes”, não é realizado o FLAP)
É realizado uma desepitelização (“raspagem”) das camadas mais superficiais da córnea. Após a desepitelização é aplicado o laser que irá corrigir o grau. Alguns médicos fazem aplicação de uma medicação chamada mitomicina após o tratamento com o laser. Depois coloca-se uma lente de contato gelatinosa que ficará no olho de 3 a 10 dias (para proteger o olho e diminuir a dor pós-operatória).
O procedimento pode ser considerado um pouco mais seguro que o LASIK pois não existem problemas relacionados ao FLAP. Entretanto o paciente tem mais desconforto e dor pós-operatória e a visão demora 7 dias para melhorar e pode demorar até 4 semanas em alguns casos.
Qual a cirurgia mais indicada no meu caso?
Se você está considerando a possibilidade de cirurgia refrativa, o primeiro passo é agendar uma consulta para saber se seus olhos podem ser operados pela tecnologia a laser.
Caso você tenha entre 18 a 45 anos e seu grau esteja estável por 2 anos provavelmente você será um bom candidato.
Você fará diversos exames incluindo a medida da espessura corneana, mapeamento de retina e avaliação tomográfica e topográfica da córnea para a programação da cirurgia.
outras orientações
Importância do exame oftalmológico de rotina
Segundo o IBGE, a estrutura da população brasileira vem se modificando bastante ao longo dos últimos anos. Percebemos uma clara mudança na estrutura populacional, ...
Doenças retinianas
A retina é a camada que reveste a parte interna do nosso olho e pode ser acometida por várias doenças sistêmicas (ex.: diabetes, hipertensão ...
O que é a catarata?
Catarata é uma doença em que o cristalino (lente transparente que fica atrás da pupila) se torna opaco, isto é, perde a sua transparência. ...