(31) 3275 2190

Orientações médicas

Doenças retinianas

A retina é a camada que reveste a parte interna do nosso olho e pode ser acometida por várias doenças sistêmicas (ex.: diabetes, hipertensão arterial, etc), afetada pelo uso de medicamentos e por doenças degenerativas da visão (ex.: degeneração macular relacionada à idade).

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo.

Os pacientes diabéticos devem ser avaliados rotineiramente para detectar precocemente quaisquer sinais de retinopatia e prevenir quadros mais graves e a até mesmo a cegueira. Eles devem ser avaliados com exames de mapeamento de retina e quando se detectar alterações realizar exames de retinografia, angiofluoresceinografia e tomografia de coerência óptica (OCT).

O controle rigoroso da glicemia é parte fundamental do tratamento oftalmológico, que pode ainda ser associado com fotocoagulação a laser da retina, uso de drogas anti-angiogênicas, e cirurgias.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

A DMRI é a principal causa de perda de visão irreversível nas pessoas idosas. Como o próprio nome diz, trata-se de uma doença degenerativa, que acomete a região central da retina (mácula). Entre os fatores de risco estão o aumento da idade (ocorre em pessoas com mais de 50 anos), tabagismo, história familiar e exposição à luz ao longo da vida.

Na DMRI, podemos identificar dois tipos: a mais comum é a forma seca ou atrófica, onde se observa a atrofia progressiva e lenta das células da retina; e a forma úmida ou exsudativa, que é menos comum mas com piora rápida e significativa da visão decorrente de hemorragias retinianas ou membranas subretinianas.

Alguns exames oftalmológicos são importantes tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento do tratamento. São eles: mapeamento de retina, retinografia colorida, angiofluoresceinografia e tomografia de coerência óptica (OCT).

O tratamento da DMRI vai depender da classificação do tipo da doença e do comprometimento da acuidade visual.

outras orientações

Importância do exame oftalmológico de rotina

Segundo o IBGE, a estrutura da população brasileira vem se modificando bastante ao longo dos últimos anos. Percebemos uma clara mudança na estrutura populacional, ...

O que é miopia, astigmatismo e hipermetropia (erros de refração)?

A hipermetropia ocorre quando o olho é menor do que o normal, o que faz com que a imagem se forme atrás da retina. ...

Catarata

A catarata é uma doença caracterizada por qualquer tipo de opacidade do cristalino, que é uma lente natural que possuímos atrás da íris dos ...

Ver todas