Ceratocone
É uma doença na qual a córnea aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone. Esta alteração causa miopia e astigmatismo irregular, o que leva a distorção das imagens e determina, algumas vezes, limitação para a correção com óculos. Apesar do ceratocone poder levar a uma acentuada perda de visão, raramente leva a cegueira.
O ceratocone ocorre por perda da rigidez da estrutura corneana, o que leva a afinamento e protusão da região central ou para-central. A doença geralmente acomete ambos os olhos e tem caráter progressivo, porém é comum haver assimetria entre os olhos (um dos olhos ser mais acometido). Inicia-se geralmente na adolescência, e evolui geralmente até os 30 anos de idade, quando geralmente ocorre uma estabilização natural.
O diagnóstico é realizado através do exame oftalmológico de rotina associado a topografia corneana e avaliação da espessura da córnea. Em alguns casos é necessária a avaliação tomográfica e biomecânica da córnea.
O tratamento é feito de acordo com o estágio do ceratocone, com o grau de irregularidade existente e com características gerais de cada paciente. A orientação do paciente e da família são aspectos fundamentais do tratamento. O tratamento da alergia ocular é fundamental e a orientação de não coçar os olhos.
Na fase inicial, a prescrição de óculos pode reestabelecer a visão de forma eficiente. Em fases mais avançadas, devido à irregularidade, os óculos não são mais eficientes. Nessa fase, a adaptação de lentes de contato especiais é capaz de promover boa visão.
Nos casos em que nem os óculos, ou as lentes de contato permitam uma visão satisfatória, recorre-se ao tratamento cirúrgico. Outra indicação de cirurgia seria a progressão da doença documentada por exames sequenciais.
O tratamento cirúrgico do ceratocone engloba diversas modalidades desde o implante de anéis intraestromais (anel de Ferrara), crosslinking do colágeno corneano, transplante lamelar e penetrante da córnea, ablação de superfície personalizada e implante de lentes fácicas.
outras orientações
Importância do exame oftalmológico de rotina
Segundo o IBGE, a estrutura da população brasileira vem se modificando bastante ao longo dos últimos anos. Percebemos uma clara mudança na estrutura populacional, ...
O que é o glaucoma?
O glaucoma é uma doença do nervo óptico causada geralmente pelo aumento da pressão dentro do olho. O diagnóstico é feito através da medida ...
Glaucoma
Glaucoma é uma doença ocular que causa perda da visão por danificar o nervo óptico. O glaucoma é considerado o “ladrão silencioso da visão”, ...